sexta-feira, 4 de março de 2011

Caponata carnavalesca, para foliões e rebeldes

Quase sempre, um ingrediente avulso é minha inspiração para fazer uma receita. Não sei se é pelo post da lasanha com molho branco, mas a berinjela anda em alta na minha cabeça ultimamente. Então, apesar de não ser muito fã de Carnaval, em homenagem a ele fiz uma caponata de berinjela, bem colorida e versátil, para foliões reporem energia e “do contras” curtirem o feriado.
Tive muito prazer em fazer essa entrada. Adoro picar legumes, terapia total. E as cores de cada ingrediente deram uma satisfação extra. Eu não segui uma receita específica, mas aproveitei duas dicas que valem menção. Uma delas é da minha amiga querida Dani Vargas, que tempera a caponata dela com pimenta calabresa e mel, para quebrar o ardido da pimenta e acidez do alho e cebola. Fica uma delíciaaa!
A outra dica é bem útil, pois mudou meu jeito de usar pimentão. Tem um canal novo da TVA em SP e outras poucas cidades, chamado Chef TV. Tenho que me segurar pra não ficar grudada na programação de 24 horas de gastronomia. Nem todos os programas têm o melhor acabamento do mundo, mas o conteúdo é sempre válido. Em um dos programas, uma terapeuta alimentar ensinou que, para amenizar o efeito indigesto do pimentão, é só tirar o excesso das fibras dele com a faca, deixando apenas uma espécie de filé, com a poupa e casca. Eu fiz assim com a caponata e facilitou até para cortar o pimentão, que ficou mais homogêneo. E também mais colorido, pois tirando a camada de dentro, ele ficou mais suculento. Adorei.

Receita
2 berinjelas cortadas em cubinhos
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo (a variação é só pra efeito das cores, quem quiser pode usar um tipo só)
1 cebola grande em cubinhos ou o equivalente de mini cebolas
5 dentes de alho picadinhos ou em lâmina
Azeitona preta a gosto
½ xícara de passas pretas
½ xícara de passas brancas
Azeite a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Mel a gosto
Sal a gosto

Preparo: Refogar em azeite a cebola, alho, pimentão, nesta ordem. Acrescente a berinjela e coloque mais um pouco de azeite e mexa até cozinhar. Acrescente sal, pimenta e azeitona. Depois, coloque as passas e uma colher de mel. Deixe esfriar, coloque em um pote tampado e leve à geladeira.

Sugestões de uso
:
Como tira-gosto, acompanhada de pão italiano ou francês ou recheando pão de queijo
Como salada, acompanhada de alface e rúcula
Como sanduíche, com uma fatia de queijo branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário