quinta-feira, 21 de abril de 2011

Qual a sua bruschetta favorita?

Poucas receitas são tão fáceis, rápidas e versáteis como a bruschetta. Mas isso não quer dizer que ela não mereça um capricho. Além da infinidade de sabores que me divertem sempre, descobri que um detalhe bem simples faz toda a diferença: o alho.
A proposta da noite era fazer um festivalzinho a dois, só com bruschettas e vinho. E pra não perder a oportunidade de fazer uma pesquisinha gastronômica, misturei os truques e dicas que achei mais interessantes.
O preparo adotado foi colocar azeite em um dos lados da fatia de pão fresco e torrar um pouquinho na frigideira. Como o pão fica mais durinho torrado, fica mais fácil esfregar o alho cru sobre a superfície na qual irá o recheio. Esse foi o detalhe que mais me deu prazer... esse alhinho aparentemente dispensável faz toda a diferença no sabor. É só cortar um dente ao meio e esfregar a parte úmida sobre o pão. Quando a gente morde, dá pra sentir o alho suave e ele ajuda a realçar o sabor  dos outros elementos.
Montada a base, as coberturas são criatividade pura e disponibilidade de ingredientes. Fizemos a mais tradicional, só com tomate e manjericão. E, na sequência, a versão brasileira, acrescentando queijo.
E colocar queijo em coberturas causa uma polêmica engraçada aqui em casa. Em Minas, a gente coloca o queijo por baixo, inclusive na pizza. O queijo derretido por baixo dá liga e acomoda o que estiver por cima. Já aqui em SP, o queijo vai por cima de tudo. Admito a vantagem do queijo preservar a umidade do que está por baixo. Mas não gosto do efeito “surpresa” de não saber exatamente o que tem embaixo. Além disso, as bocadas desmoronam mais, o queijo desestrutura o que está cobrindo.
Discussões-profundamente-filosóficas-que-vão-mudar-sua-vida à parte, eu faço meio a meio em casa, pra não render debates sem fim. Mas, na primeira foto, dá pra ver as bruschettas que meu marido fez, com queijo tampando a fatia de copa e outra com tomate e manjericão hehehe.
Combinações
Depois da descoberta do alho, as variações de cobertura são a melhor parte.  Sempre dá uma dúvida entre repetir as favoritas ou inventar novas modas. Dessa vez, a campeã foi a reprodução de uma bruschetta que comemos na Itália, de provolone com mel. Gente, é pra ir correndo fazer... Ficou muito bom deixar um pedacinho da casca, defumada. (só tem que lavar porque essa casca pode ter ficado exposta no mercado). E uma dica é colocar o mel só depois que o queijo já estiver derretido. Porque ele escorre pra fora do pão e faz um caramelinho delicioso, mas se ficar mais tempo, queima e fica amargo.
Eu faço bastante, como bruschetta ou canapé, a combinação de gorgonzola com tomate. E adoro usar também alho poró e todo tipo de ervas frescas. Queijo de cabra... Rosbife com mostarda também é um sucesso... e as receitas com frutas e geleias têm seu lugar. Não é gostoso criar, sem limites?

Nenhum comentário:

Postar um comentário