quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas de Santiago – Sanduíche de pernil

Acabei de voltar de uma viagem de três dias a Santiago, no Chile. O país inteiro é famoso pelos peixes e frutos do mar, mas uma das dicas gostosas que encontramos por lá é de um sanduíche de pernil, de um restopub chamado Lomit’s, no bairro Providência.
Eu e meu marido somos suspeitos com pernil, somos fãs incondicionais do Estadão, boteco clássico no Centro de São Paulo. Mas ficamos encantados com o que comemos nesse lugar. Soubemos de lá pela Ana, amiga querida de BH, que esteve em Santiago duas semanas antes, coincidentemente, no mesmo hotel, também em Providencia. Todas as dicas dela foram sob medida pra gente, por afinidade e localização.
O Lomit’s fica a dois quarteirões do hotel, então fomos lá na volta do passeio ao Valle Nevado, que é bem cansativo. Por fora, a decoração lembra uma casa alemã e dentro é um pub bem familiar, com uma cozinha aberta e comandada por homens sérios, todos de cabeça branca.
É um estabelecimento frequentado por chilenos, foi o único cujo cardápio não tinha tradução para o inglês ou português. Como jargão de sanduíche nunca é óbvio, boiamos em várias informações do menu e estávamos cansados pra pedir uma aula do garçom. Vai ficar pra próxima, por exemplo, descobrir o que vem num sanduba chamado Gorda hehe
Além de escolher a carne, tem opção de três acompanhamentos (de uma lista que tinha chucrute, maionese, ají verde, entre outros), ou completo, ou com queijo, ou com bacon e por aí ia. Escolhi pernil e pedi ao garçom para explicar só a diferença entre os molhos e acompanhamentos. O completo vem com tomate, maionese e abacate. Escolhemos esse, pra entrar no espírito gastronômico local!
No dia anterior, um guia turístico tinha feito piada que o Brasil é o único país do mundo que come abacate com açúcar. Putz, é verdade, né? Ele disse que o abacate chileno é diferente, não é oleoso. Mas depois ele disse também que fazem azeite de abacate... hein? Mas, enfim, comemos abacate no ceviche e decidimos provar o jeito chileno de abacate no pernil.
O lanche foi um sucesso total! A combinação é muito boa, acreditem! O abacate deles, realmente, dá sensação de ser mais leve que o nosso, desmancha na boca e se mistura muito facilmente a outros ingredientes. A maionese e o tomate formam um trio ótimo e o pernil estava desfiando de tão macio. Pra mim, só faltou uma pimentinha, que foi fácil de providenciar.

Cerveja
Fora a comida (levada muito a sério pelos senhores cozinheiros, não se esqueçam), o Lomit’s é um ótimo local para tomar uma cerveja. O balcão é concorrido e o ambiente é super descontraído. No verão, dá pra ir de chinelo ou sem pentear o cabelo que ninguém vai ligar. Os garçons são bem simpáticos e os copos de chope deles são sensacionais, vêm com frases como “Yo soy un tipo transparente” e a nossa preferida: “Reconozco que a veces me quiebro”. Genial, não?
Lomit’s
Av. Providencia 1980, Santiago, Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário