terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bolinho de carne dinamarquês

Enquanto minha prima dinamarquesa de Manhuaçu não me manda fotos e descrições milimétricas da ida dela ao Noma, testei uma receita que encontrei de Frikadeller, um bolinho típico da Dinamarca. Por lá, além da versão mais tradicional de carne, eles fazem um de peixe que também é muito bom. Quando visitei Copenhagen, provei dos dois e amei.
O gostoso do bolinho é que ele  mistura dois tipos de carne moída: vitela e paleta de porco. O impacto no sabor e textura é cheio de nuances. Lembrei logo do polpettone do Jardim de Napoli, eleito várias vezes o melhor de SP, porque ele também leva cortes diferentes de carne, porém são todos bovinos.
Eu comecei o teste decidida a tentar reproduzir a receita fielmente, como faço sempre que experimento algo pela primeira vez. Mas no meio do caminho, mudei de ideia. Comecei desconfiando que o tempero era pouco e depois desanimei com a perspectiva da massa ficar mole para fritar, já que leva ovo e leite.
Acabei fazendo uma adaptação abrasileirada e decidi que vou continuar investigando essas misturas de carne. Coloquei o dobro de cebola e alho e somente a metade de leite. As bolinhas ficaram mais consistentes, fáceis de enrolar e o sabor ficou ótimo. Além dos bolinhos tradicionais, dá pra fazer recheado e até bolo de carne. Combina com refeições e tira-gosto também. E a receita rende bastante!


Frikadeller, adaptado daqui 


500g de vitela moída
500 g de paleta de porco moída

1 xícara de farinha de trigo
5 colheres de chá de cebola desidratada
1 colher de chá de alho granulado
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino
2 ovos
½ xícara de leite
Óleo para fritura

Preparo: Misture as carnes com a farinha e depois acrescente a cebola, alho, sal e pimenta. Bata os ovos e incorpore à mistura, seguidos do leite. Enrole as bolinhas e frite em fogo médio, com a gordura cobrindo ¼ das almôndegas, até ficarem douradas.
Rendimento: 60-70 bolinhas de aprox. 5 cm

2 comentários:

  1. Vi essa receita na internet e procurei em vários sites mas este é o mais fidedigno que encontrei :-)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de elogio, Letícia! Obrigada!

    ResponderExcluir