segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ceviche e leite de tigre


Tá, confesso, peguei essa receita da Ana Maria Braga. Nunca tinha feito ceviche e pus fé na apresentação dela se dizendo fã do prato. Muitas informações que ela passou no programa eu já tinha lido mesmo. Fui na dela e me dei bem.

O ceviche tradicional é temperado com leite de tigre que, por sua vez, é feito a partir de caldo de peixe. Como hoje em dia pouca gente tem paciência de fazer fundos (caldo de peixe, carne ou legumes), é comum encontrar por aí umas misturas de limão picante e pronto.

Eu fiquei no meio termo. Não fiz o caldo de peixe, pois não daria tempo, mas segui a dica da Ana Maria de bater aparas de peixe no liquidificador com limão e ficou bem gostoso. Só consome bastaaante limão. E rendeu muito, acabei congelando uma boa parte para a posteridade*.

Comprei o peixe branco e sem fibras mais fresco que encontrei. Foi o saint peter, pois o robalo não tava com cara de novo. E a dica é essa, peixe suave que não seja fibroso. Tinha uns camarões dando sopa no freezer e coloquei também. Bem bom!

Outro macete legal é deixar a cebola roxa de molho em água gelada. Dilui um pouco o sumo, então ela não fica ardida. E as rodelas ficam crocantes.

*Comprei sashimis de salmão no supermercado e temperei com leite de tigre em vez de shoyo e wasabi. Ficou delicioso e foi ótimo pra variar um pouco. Deve ficar bom com carpaccio e saladas também ;-)

Ceviche com leite de tigre
(Receita daqui)

250g de peixe e/ou camarão em cubos (robalo, linguado ou saint peter)
sal a gosto
gengibre e alho ralados a gosto
suco de limão a gosto
pimenta dedo de moça e coentro picadinhos
100ml de leite de tigre
60g de cebola roxa fatiada bem fina mergulhada em água gelada

Leite de tigre
250ml de caldo de peixe
100g de aparas de peixe
500ml de suco de limão
125g de aipo picado
25g de alho
20g de gengibre picado
coentro picado a gosto
pimenta dedo de moça picada a gosto
sal a gosto

Preparo do leite de tigre: Bata no liquidificador o caldo de peixe, aparas, limão, aipo, alho e gengibre até ficar completamente líquido. Peneire. Acrescente o coentro, pimenta e sal. Leve à geladeira.

Preparo do ceviche: Em uma tigela, coloque o peixe em cubos e sal a gosto. Esprema o gengibre ralado para aproveitar só o liquido. A cada novo ingrediente, vá misturando para incorporar os sabores ao peixe: alho, suco de limão, pimenta e coentro. Adicione 100ml de leite de tigre, 60g de cebola roxa. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lasanha com ragu de costela

Minha missão era levar uma lasanha para o almoço de Páscoa em família. Aí bateu aquele comichão de inventar uma moda, variar da receita clássica com molho à bolonhesa. O resultado foi um ragu de costela entre as camadas de massa, presunto e mussarela. Ficou tão bom que vim compartilhar.

Para quem mora em SP, uma dica para comprar boas carnes com um preço razoável é o supermercado Zaffari. É de um grupo do Sul do país e tem vários cortes de marca própria. Sempre que preciso comprar costela vou lá, pois tem peças bonitas, com bastante carne e sem tanta gordura. Escolhi uma dessas, temperei com alho, cebola, sal, pimenta, mostarda e vinho. Coloquei tudo num saco para assados e deixei no forno baixo por 2,5 horas.

A costela saiu do forno desmanchando... e sem sujar uma gota da assadeira, uma beleza. Aí desfiei a carne com um garfo e fiz um refogado de cebola, alho, um pouco de vinho tinto e tomate pelado (natural) na panela de pressão. Ah, coloquei os ossos também pra agregar mais sabor. Deixei cozinhando em fogo baixo por uma hora.

Com o ragu pronto, foi só montar a lasanha. Fui colocando só um pouquinho de molho entre as primeiras camadas, pra umedecer, quase só tomate e caldo. Comecei com molho, massa, presunto, queijo. Depois da segunda sequencia, fiz uma camada caprichada com a carne, calculando que ali seria o meio da altura final da lasanha. E foram mais duas camadas com pouca carne.

Como fiz a lasanha na véspera e já quis dar uma pré-assada nela, deixei a última camada de mussarela, mas reservei algumas fatias de queijo para colocar no dia seguinte, assim, o gratinado ficou perfeito mesmo após o transporte da minha casa até a casa da minha cunhada. E coloquei um queijinho ralado também pra ficar crocante.

Lasanha com ragu de costela

1,5 kg de costela bovina com osso
2 xic de vinho tinto seco
2 cebolas picadas
5 dentes de alho picados
8 tomates sem pele e sem semente
mostarda a gosto
sal e pimenta a gosto
1,5 pacote de massa fresca para lasanha (gosto muito da marca Pense Leve)
300g de presunto magro fatiado
300g de mussarela fatiada
queijo ralado a gosto

Preparo: Tempere a carne com sal, pimenta, alho, cebola, mostarda e 1 xícara de vinho. Cozinhe na panela de pressão ou asse em um saco próprio para assados por cerca de 2 horas, até a carne ficar macia, soltando-se dos ossos. Desfie a costela e reserve. Em uma panela de pressão, refogue cebola, alho e os tomates. Acrescente a carne desfiada, o resto do vinho e cubra com água. Se quiser, coloque também alguns ossos. Cozinhe em fogo baixo por uma hora. Para montar a lasanha, forre um refratário com molho e depois faça camadas de massa, presunto e queijo. Alterne as camadas até chegar no tamanho desejado. Deixe a última com queijo e salpique queijo ralado. Leve ao forno médio coberta com papel alumínio por 30 minutos e depois retire o alumínio para dourar o queijo.
Rendimento: 6-8 pessoas.