sábado, 30 de junho de 2012

A evolução do morango com chantilly

São Jamie Oliver me apresentou a outro patamar do casamento entre morangos e creme ou chantilly. Como é do estilo dele, a receita é prática, rápida e genial. Basta trocar o creme industrializado por queijo mascarpone, a baunilha engarrafada por uma fava, temperar com aceto balsâmico e acrescentar um toque final de manjericão fresco.

Essa sobremesa é um sucesso. Se for servir pra alguém que nunca provou mascarpone ou torce o nariz para ervas frescas, é só omitir o que tem nela até a primeira colheirada e esperar o huuummmm!

Na primeira vez que eu fiz, encontrei cerejas lindas no mercado e usei algumas junto com o morango. Ficou ótimo, dá pra testar com mais frutas com grande potencial de acerto. Além disso, troquei o açúcar por adoçante pra agradar minha sogrinha, que estava preocupada com a glicose. Ninguém notou a diferença. Então a dica é ir colocando aos poucos e provando, pra ter o mínimo de doce possível. Aí vira uma receita sem açúcar ;-)

Outro detalhe que eu amei é que o Jamie já ensina o que fazer se um pouco da sobremesa sobrar. É só amassar tudo junto e congelar, para ter um sorbet delicioso. Fácil assim. Então recomendo caprichar nas quantidades para curtir duas sobremesas em uma! ;-)

Morangos com mascarpone e aceto balsâmico

Ingredientes
500g de morangos frescos lavados e sem folhas
Açúcar ou adoçante a gosto
10 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)
400g de queijo mascarpone
Folhas de manjericão picadinhas (ou hortelã)

Modo de preparo: Coloque os morangos em uma tijela com aceto balsâmico e adoce a gosto. Deixe marinando por 2 horas na geladeira. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca ou espátula. Misture-as ao mascarpone e adoce a gosto. Antes de levar os morangos à mesa, salpique-os com manjericão.
Rendimento: 4 porções

domingo, 17 de junho de 2012

Vinagrete nunca mais

Não sou dessas que desprezam os clássicos só porque aprendeu uma novidade. Meus pneuzinhos estão sempre aqui pra comprovar. Mas algumas receitas entram na nossa vida pra contribuir na evolução do paladar e dos ingredientes do nosso repertório culinário.

Filosofias de fogão à parte, desde que adotei o chimichurri, o bom e velho vinagrete perdeu 90% do espaço dele. Como tem ervas e mais azeite, o sabor final é bem mais complexo e versátil. Comecei usando com carnes grelhadas e hoje virou um super coringa de aplicações ilimitadas.

Uma receita de chimichurri rende bastante e dura muito. Minha maior dica é caprichar na quantidade de azeite, pois as ervas e temperos aromatizam o óleo tão bem que a gente pode incorpora-lo em várias oportunidades.

O azeite sozinho já é uma delícia como entradinha, pra gente chuchar um pãozinho básico, fica um gostinho de alho com ervas e picante. Espalhar uma colherada no pão e levar ao forno já vira uma brusqueta ótema, ou croutons... E como crouton lembra salada, experimente tempera-la com chimichurri, que vai bem com folhas, legumes crus e queijos.

Ainda na categoria Entradas e antepastos, o temperinho vai bem com linguiças e salsichões variados.

Em sanduíches, prove com rosbife! E nos pratos principais, é uma delícia com bifes, filés, frango grelhado ou assado, lombo. Pra simplificar, tudo que combinar com alho vai ficar melhor ainda com chimi!

Tenho feito a receita que vem no livro Bíblia do Churrasco, da Larousse, que dei de presente pro marido. É bem tradicional e versátil. Para dar uma ideia de como dura bem na geladeira, fiz a última vez em fevereiro, ou seja, há quatro meses, e continua maravilhosamente curtido e saboroso. Mas a criatividade é sempre bem-vinda e, além dela, certamente há muitas variações de temperos e ervas mundo afora. Comi uma versão deliciosa no Templo da Carne, do Marcos Bassi. Fiquei louca porque senti um sabor familiar, mas não consegui decodificar o que era. Se alguém souber o toque especial dele, please leave a message.

Eu quero chimi, eu quero churri...
Eu quero chimi tcha tchu tchu tcha
Churri tcha tcha tchu tchu tcha

Chimichurri Tradicional
(Receita adaptada do Livro Bíblia do Churrasco - O manual do bom churrasqueiro)

1 colher de chá de cada um desses ingredientes bem picadinhos:
alho, cebola, salsinha, cebolinha, pimentão, orégano (seco ou fresco), pimenta calabresa desidratada
150g de vinagre
300g de azeite extravirgem
1 folha de louro
Sal grosso a gosto
Modo de preparo:  Coloque o sal grosso em uma vasilha e vá adicionando os demais ingredientes, um a um, incorporando bem. Transfira a mistura para um vidro com tampa esterilizado. Deixe curtir na geladeira ou em um armário escuro por, no mínimo, três dias.
Rendimento: 500ml