sexta-feira, 22 de março de 2013

Dicas de Londres - Vertigo 42

Depois do restaurante do Jamie Oliver, o lugar que mais gostei em Londres foi o Vertigo 42. Vertigo = vertigem, por causa da altura. Ou seja, uma vista tão linda que emociona.

A história de como chegamos lá é engraçada. Foi dica de um amigo, que o citou quando falava de pubs e deu a impressão que se tratava de um. Como a promessa era de uma vista linda da cidade, decidimos ir ao por do sol, pra ver as luzes se acendendo. Isso quer dizer que tínhamos andado o dia todo, estávamos de camiseta e tênis, descabelados, suados... turistas bem clichês. Já na chegada do bairro (centro financeiro)  e pela fachada do prédio (espelhado, chique), sentimos a risadinha do mico.

O Vertigo 42 é um champagne bar panorâmico, num prédio sofisticado, de um bairro empresarial. Quem vai pra happy hour, como os turistas maltrapilhos em busca de um por do sol cinematográfico, está de terno ou salto porque trabalha assim.

Para subir ao último andar, tem que passar pela recepção do prédio, que já checa se você tem reserva. Gaiatos, obviamente, não têm! Mas chegaram cedo e dão sorte, puderam subir. O host dá boas vindas de trás de um uniforme tão bem cortado que parece um smoking. Ele se segura pra não dar uma geral no visu castigado do casal de brasileiros e indica o caminho da mesa. Beeeeem lá no fundo do salão, com vista pra perifa.

Turista tem o consolo de que dificilmente vai voltar nos mesmos lugares. Ou pelo menos demorar o suficiente pros garçons trocarem de emprego. Então, relaxamos. E a vista ajuda demais nessa parte. O bar tem o formato de meio círculo todo envidraçado. As mesas são balcões de vidro, com bancos altos, poltronas e pufes. Tudo muito moderno e elegante.


Como é um champagne bar, as borbulhas são o forte da carta de bebidas. Em drinks, taças e garrafas de preços variados. Começamos com drinks com espumantes. Eu fui de Kir Royal e meu marido preferiu um cítrico muito refrescante. Para acompanhar, uma tábua de queijos maravilhosa. Cada queijo era de uma região da Inglaterra, muito cremosos e saborosos.

Depois, mudamos para vinhos em taça. Escolhemos um rosé francês de preço camarada, com um presunto parma divino, que combinou com o tom do rosé. E esses detalhes bestas ganham espaço na nossa cabeça porque a única preocupação ali é olhar e olhar cada detalhezinho da paisagem. Aí o sentimentalismo bate e vc nem liga.

O garçom puxou papo perguntando de onde éramos, disse que tinha room-mates brasileiros e me deu chance para me justificar da camiseta do Harry Potter e contar a ladainha de como tínhamos chegado até ali. A vida dele não mudou em nada, nem a opinião sobre a gente, mas senti um alivio. Deixamos gorjeta boa pra ele acreditar que não éramos mortos de fome... Rich London Feelings...

Vertigo 42 - http://www.vertigo42.co.uk/
Tower 42 International Financial Centre
25 Old Broad Street
Londres, Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário