quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cupcake de ovo e presunto

Vi essa fofura na semana passada e não resisti. Além de lindo, é tão fácil que a gente se pergunta como não teve essa ideia antes. Dá pra ser feliz com uma fatia de presunto, um ovo e uma assadeira de muffins (ou forminha de empada).


Essa minha primeira experiência ensinou que o forno não precisa ser alto. Meu ovo acabou cozinhando completamente e acho que uma gema mole cairia muito bem.




Na forma untada, basta acomodar uma fatia de presunto ou peito de peru. É mais fácil se a fatia for mais grossinha. Quem estiver buscando uma porção maior de "amor" pode usar bacon (em fatias redondas ou emendando fatias lado a lado até preencher o buraco da forma. Se você, assim como eu, curte uma frescura pra deixar a comida mais bonita, é possível moldar as dobras do presunto para ficar mais "rendado" ou em determinado formato. O meu acabou parecendo um peixinho depois de pronto ehhehe faz a festa das crianças.




Não tem segredo para colocar o ovo lá dentro, basta despejar devagar e, se ele for maior que o buraco, ter um recipiente pronto para receber o excesso de clara. Aí é só temperar com sal a gosto, pimenta do reino, o que preferir. Na receita original, recomendam finalização com cebolinha ou manjericão picado. Eu deixei pra próxima.



O "copinho" sai bem fácil da forma e fica super crocante nas beiradas. Fiz com peito de frango e ficou parecendo bacon, pois o tostado realçou o sabor defumado. Muito bom! E causa um super impacto. Fácil, fácil de virar tradição familiar :-)



Cupcake de ovo e presunto

1 fatia de presunto ou peito de peru
1 ovo pequeno
Sal e pimenta a gosto
Manjericão, cebolinha ou salsinha picados (opcional)
Azeite, óleo ou manteiga para untar
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a temperatura média. Em forma de muffins untada, acomode a fatia de embutido no buraco, deixando sobrar alguns centímetro para cima, formando uma beirada. Quebre o ovo e despeje devagar no centro. Leve ao forno por cerca de 10 minutos. Polvilhe sal, pimenta e a ervinha picada.
Rendimento: porção individual

A receita que segui foi essa, mas também achei outra com bacon aqui.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Geleia de bacon bêbado

No último Natal, comecei uma brincadeira viciante: fazer conservas, pastinhas e colocar em potinhos. Quando terminei de fechar o primeiro vidro, já comecei a planejar a edição do ano seguinte. Medo!



A estreia foi dupla. Um mês antes, tinha feito uma conserva de cebola roxa, inspirada nos tradicionais chutneys britânicos, servidos em tábuas de queijos e recheios de tortas. Santa paciência pra esperar os 30 dias pra cebola curtir. E na semana do Natal, fiz uma receita super diferente do maravilhoso Spoon Fork Bacon, de uma pastinha de bacon adocicada e picante. Coloquei as duas em potinhos de vidro. Alguns viraram presentes, outros foram tira-gostos natalinos.

Esse site é uma super dica. As receitas são ótimas e as fotos, humilhantes. Até me intimidou a tirar as minhas hehe. Compartilho aqui os potinhos prontos, pra ninguém duvidar que fiz. Mas as profissas são da Teri, que merece todos os louros.

A receita "Boozy Bacon Jam" (Geleia de bacon bêbado, em tradução divertida) é da Jenny, que conta no site que se encantou pela fama de uma tal geleia de bacon em Seattle e, como não conseguiu provar, inventou a dela. É cheia de ingredientes exóticos e improváveis, mas é fácil de fazer.

Usei pela primeira vez na vida, por exemplo, páprika defumada, vinagre de estragão e molho sriracha (tailandês). Fui procurar esses produtos no Empório Santa Luzia cheia de descrédito e quebrei a cara no melhor dos sentidos. Só não consegui échalotes, um tipo de cebola francesa que não cresce por aqui, segundo um chef francês me disse. (foto aqui)

Um ingrediente em particular me deixou mega intrigada. Peço aqui a ajuda dos universitários para me explicar a função de 2/3 de xícara de café coado na receita!!! Fiquei imaginando a cozinheira pirando com o que tinha na dispensa, foi colocando vários molhos, vinagres e, como estava tomando um café, resolveu virar o pretinho ali também. Rá!



A pastinha ficou muito boa. Pesa um pouco na consciência pensar que é puro bacon, mas é tão diferente que não deu pra resistir. E o sabor é muito especial, ninguém consegue adivinhar mais que 3 ou 4 ingredientes. Além do sabor predominante de bacon, é bem adocicada, com um fundinho picante. Ela pode ser comida fria, como patê, ou quente, como "molho" de macarrão ou um misto quente gourmet. E dura bastante na geladeira, então dá pra ir descobrindo usos variados. Afinal, bacon é amor



Pastinha de Bacon Bêbado
(Receita original do Spoon Fork Bacon)

500g de bacon artesanal
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 cebola grande fatiada bem fina
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 échalote fatiada bem fina (substituí por cebola roxa pequena)
2 dentes de alho fatiados em fino
2 colheres de chá de páprika defumada
1 colher de chá de chilli em pó
1/2 colher de chá de mostarda em grão
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de canela
3/4 de xícara de chá de bourbon doce ou conhaque (usei conhaque)
2/3 de xícara de chá de café coado forte
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
2 colheres de sopa de vinagre de estragão
3 colheres de sopa de maple syrup (ou mel)
1 1/2 colher de sopa de molho sriracha
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Frite o bacon picado em fogo médio-alto por cerca de 8 minutos. Retire os pedaços com uma escumadeira e reserve. Descarte a gordura, mantendo somente uma colher de sopa na panela. Derreta a manteiga na gordura do bacon, acrescente a cebola, açúcar mascavo e uma pitada de sal. Refogue e deixe cozinhar por 15 minutos. Adicione échalote, as especiarias, o alho e refogue por  até 5 minutos. Coloque pimenta do reino a gosto. Despeje o bacon e misture bem. Acrescente o conhaque e deixe ferver por cerca de 5 minutos, até reduzir um pouco o volume de líquido. Incorpore o restante dos ingredientes, abaixe o fogo e deixe apurando por 1 hora e meia, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo, deixe esfriar por 20 minutos. Se formar alguma nata de gordura por cima, retire com uma colher e descarte. Bata tudo no processador. Sirva quente ou armazene em potes esterilizados na geladeira
Rendimento: 2 xícaras