quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tempero de mãe

 Há muitos anos, minha mãe adotou um tempero super caseiro e versátil à base de alho, cebola, sal e ervas frescas. Ele serve para arroz, feijão, carnes... tudo! E o preparo é daqueles que todo mundo gosta, só bater tudo no liquidificador. Pra completar, rende que é uma beleza e dura meses. Ou seja, não compartilhar essa receita seria maldade.

Além da receita, vou me inspirar no carinho sem fim da minha mãe e publicar também alguns comentários e dicas:

- Esse tempero é uma boa oportunidade para quem quer diminuir o sal da alimentação, pois é composto por ingredientes bem ricos que suprem o papel do sal de realçar sabores. Meu marido tem pressão alta, então uso sal light para intensificar a boa intenção ;-)

- A receita abaixo é uma base que pode ser ajustada de acordo com as preferências de cada um. É possível obter uma mistura mais suculenta ou mais seca; mais fina ou granulada. Basta aumentar o alho e/ ou sal. Também é possível mudar ou acrescentar as ervas (mas vale o cuidado de não exagerar, para não perder a versatilidade)



- As quantidades abaixo rendem muiiiito tempero, que pode ser guardado na geladeira ou em um armário onde não bata luz, ou repartido com a família e amigos. Quem preferir fazer menos e com mais frequencia, pode calcular a proporção desejada.

- Para quem mora em São Paulo, alho descascado é difícil de encontrar em supermercados. Duas dicas são: em feiras de rua, algumas barracas aceitam encomenda de uma semana para outra; mercados municipais costumam ter em bancas de hortaliças.

Tempero da Dona Marta 

2 maços de manjericão
2 maços de hortelã
3 bandejinhas de alho descascado (usei 2 pacotes de 1kg na minha)
5 cebolas
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 kg de sal fino (comum ou light)
Depois de higienizar as folhas, bater tudo no liquidificador, processador ou moer. Se ficar muito aguado, acrescente mais uma medida de alho triturado.
Rendimento: 6 potes de palmito