sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bolo sem farinha e sem açúcar


Bolo saudável, prático e rápido. Não dá pra pedir mais que isso, né?! Aprendi a receita original do ótimo Panelaterapia e ela é tão versátil que já rendeu vários experimentos, todos bem sucedidos. A base é aveia, ovo, fruta e fermento, ou seja, sem farinha de trigo e sem açúcar. E o resultado é um bolo fofo, leve, gostoso que mata vontade de comer bolo de verdade. Porque, convenhamos, em nome de uma alimentação mais saudável e menos calórica, na maioria da vezes, nos conformamos com resultados "meia boca".

Os aprendizados mais importantes com essa receita são: banana super madura é amor. Nunca mais tive medo de perder banana aqui em casa depois desse bolo. O ideal é deixar a casca ficar toda preta, pois no máximo do amadurecimento é quando ela fica mais doce e cremosa - dispensa adição de açúcar ou adoçante. 

A fonte de gordura é importante pra textura da massa. A receita original usa óleo, que me deu uma culpa tremenda, apesar de não ser muito (1/4 de xícara). Então já troquei por óleo de coco, que é mais saudável e deu um sabor bem bom. Já usei azeite que também ficou ótimo. E já tentei tirar o óleo, trocando por purê de maçã e suco de laranja. O sabor ficou bom, mas compromete a textura de bolo, fica bem mais quebradiço e mais seco. Conclusão: dá pra brincar e variar bastante, com chance pequena de erro. (Ainda quero testar com abacate, mas fico devendo o retorno)


Dá certo fazer com aveia em flocos ou farinha de aveia. Mas quando fiz só com flocos (foto ao lado), a massa ficou mais grossinha e quebradiça. Passei a mesclar aveia em farinha e flocos (acima), pra ter massa mais aerada e leve, com textura dos flocos mais sutil.

Outra parte que dá pra diversificar toda vez são os opcionais. Passas ajudam a adoçar a massa, dá pra usar adoçante ou não, castanhas, cacau, outras frutas e especiarias. A canela, pra mim, é essencial na missão de dispensar qualquer aditivo pra adoçar. Gengibre também cai super bem.

E já falei que é só bater tudo no liquidificador e assa em menos de meia hora? Se colocar na assadeira de muffins, o tempo cai pra 20 minutos ;-)


Bolo de banana sem farinha e açúcar
(Receita original do Panelaterapia)



- 2 bananas nanicas bem maduras, com a casca toda preta
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo de coco ou azeite;
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 1/2 xícara de aveia em flocos
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 xícara de uvas passas
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e despeje em uma forma de bolo inglês untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário